Brincando na Escola

"Escola é o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.(...) Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade(...)" Rubem Alves

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O Sítio do Pica-Pau Amarelo

Um lugar muito bonito, com uma casa grande, antiga onde tudo é muito amplo, fresco e cheio de fantasias
Narizinho, Tia Nastácia, Pedrinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e Emília são personagens que marcaram o mundo encantado das crianças e que ficaram na memória de cada um de nós, brasileiros apaixonados pela cultura popular.
Os olhos ainda brilham, o coração continua a bater forte e a imaginação vai longe, é assim que nos sentimos ao entrar no Museu Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato, situado na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba.
A criatividade de Monteiro Lobato vai tramando uma série infinita de cenas e aventuras em que a realidade e a fantasia, tratadas por sua poderosa imaginação, se misturam de um modo pessoal e inconfundível.

O verde das árvores, o vento forte e as esculturas espalhadas pelo “quintal” da casa, recheada de história e fantasia contagiam a todos: crianças, jovens, professores, monitores e até mesmo aqueles que incorporam seus personagens.
A antiga casa, construída em taipa de pilão com painéis de pau-a-pique, fica numa típica chácara das chamadas “Cidades do Café”. Por tais motivos, é considerada patrimônio arquitetônico nacional, tombada pelo IPHAN e CONDEPHAAT, conta o personagem Visconde de Sabugosa (Alessandro Ferreira).
No local podemos passear pela biblioteca e encontrar toda a coleção de livros do escritor, uma exposição da vida e obra de Monteiro Lobato, contando sua trajetória de grandes momentos, marcados por uma rica obra dedicada tanto a adultos e principalmente crianças e também por vários empreendimentos e realizações.
Na cozinha da Tia Nastácia as crianças podem ouvir as histórias contadas pelos personagens... (Ops, fomos interrompidos pela sapeca boneca Emília e seu fiel escudeiro, Visconde de Sabugosa, eles vieram contar que depois vamos ao teatro). Então... conhecer um pouco dos utensílios usados na época, como o armário que existe há mais de 400 anos e era usado como geladeira. Ele foi feito de uma madeira gelada, a araucária. Pinheiros típicos das regiões frias da Mata Atlântica, podem ser encontrados na cidade de Campos do Jordão e no Sul do nosso país.

O “Sítio do Pica-Pau Amarelo” está localizado na Av. Monteiro Lobato, s/n – Chácara do Visconde na cidade de Taubaté – SP, CEP: 12050-730 (Próximo ao Relógio da CTI). De quarta a domingo são apresentadas duas peças teatrais diárias, às 10h e às 16h, voltadas ao público infantil, adaptações de obras clássicas encenadas pelos atores e monitores do Sítio.